Cândido Sales, nascido em 1861 em Santo Antônio de Jesus (BA), foi fazendeiro no antigo distrito de “Quaraçu” (hoje Município de Cândido Sales), então pertencente a Vitória da Conquista. Chegou a Conquista trazido por Tertuliano Gusmão Sales, indo morar no lugar “Campinhos” e se casou com Melânia Gusmão (filha de Tertuliano) e tiveram nove filhos, entre estes o ex-prefeito Gerson Gusmão Sales e a antiga professora Percília Gusmão Sales.
Foi fundador da família Gusmão Sales deste município. Como político era correligionário do Coronel Gugé e, com a morte deste, continuou na mesma corrente política, tornando-se companheiro político do médico Régis Pacheco.
Antes da criação do município que tem o seu nome, havia uma seção eleitoral no povoado de “Lagoa de Timóteo”, do antigo distrito de Quaraçu, na qual só votavam seus eleitores em número superior a 300, ao lado da política liderada por Régis Pacheco. O povo, então, dizia que aquela urna eleitoral era a “bruaca de Candinho Sales”.
Governador Juracy Magalhães assinando a Lei de criação do Município de Cândido Sales. Da esquerda para a direita: Gerson Sales; assessor do Gabinete; deputado Orlando Spínola; Moisés Félix dos Santos (que depois seria prefeito da cidade) e assessor do Gabinete
O povoado de “Nova Conquista”, nome sugerido pelo amigo Antonino Pedreira de Oliveira, em visita ao local e que era o prefeito de Vitória da Conquista, teve seu nome aprovado pelos primeiros moradores. Depois, por sugestão do filho Gerson Sales, que era, na época, prefeito de Vitória da Conquista, mudou-se para Cândido Sales, por ocasião de sua emancipação. Faleceu No dia 6 de julho de 1956, com 95 anos de idade.
Fonte:: http://conquistacom.blogspot.com.br/2013/08/candido-sales-historica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário